Seja bem-vindo
Juazeiro,18/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Hospital Dom Malan em Petrolina recebe equipe do Ministério da Saúde para avaliação de boas práticas em doenças sexualmente transmissíveis


Hospital Dom Malan em Petrolina recebe equipe do Ministério da Saúde para avaliação de boas práticas em doenças sexualmente transmissíveis
Publicidade

O Hospital Dom Malan em Petrolina recebeu nesta quarta-feira (5), a equipe nacional de validação do Ministério da Saúde para iniciar o processo de certificação de boas práticas nas condutas de eliminação da transmissão vertical de doenças sexualmente transmissíveis. A certificação foi criada pela Organização Mundial da Saúde através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo é eliminar patologias como problema de saúde pública, a exemplo de HIV, sífilis, hepatites virais e doença de chagas.

Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a receber esse tipo de avaliação do Ministério da Saúde e OPAS. "Os bons indicadores de Petrolina permitiram a produção de um relatório para solicitar ao Ministério da Saúde o selo de boas práticas, rumo à eliminação dessas doenças. Viemos para reconhecer o bom trabalho do Hospital Dom Malan, que é do SUS, sendo a maior maternidade do estado e que atende às gestantes de toda a região. É um compromisso de fazer bem feito que o Hospital demonstra nessa avaliação, " explicou a consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS para doenças sexualmente transmissíveis do Ministério da Saúde do Brasil, a médica Roselle Bugarin Steenhouwer.

O trabalho de toda a equipe do HDM foi apresentado fluxo a fluxo no trato das doenças sexualmente transmissíveis desde o acolhimento das mulheres gestantes até o momento da alta hospitalar. Os técnicos do Ministério da Saúde visitaram todas as alas obstétricas do HDM Ismep, da urgência à sala de parto e bloco cirúrgico. "É um momento importante que envolve todos os nossos profissionais em diversos setores da unidade, além de profissionais da VIII gerência regional de saúde e Secretaria Municipa de Saúde já que trabalhamos com notificações de doenças sexualmente transmissíveis, " destacou a enfermeira gerente da Vigilância Epidemiológica Hospitalar HDM Ismep, Shirlley Alberico.

"O selo de boas práticas é muito importante para uma unidade de saúde como o Hospital Dom Malan Ismep, que não atende somente mulheres, mas gestantes em gravidez de alto risco. Temos particularidades no atendimento e essas boas práticas são para fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parceiras sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informações, monitoramento e avaliação do próprio hospital. Estamos felizes porque essa avaliação mostra o compromisso que temos com as nossas pacientes, " frisou a diretora geral do HDM Ismep, Daniele Moreno.

Participaram do encontro com o Ministério da Saúde, a coordenação do programa municipal de doenças vetoriais negligenciadas e IST's, a coordenação municipal de vigilância em saúde, a coordenação de apoio à atenção básica de Petrolina, vigilância epidemiológica do município, a gerência do programa estadual IST/ AIDS e hepatites virais e técnicos da VIII Geres.

Assessoria de Comunicação HDM Ismep

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.